SOL
O Sol indica a consciência, o foco da personalidade. A posição do Sol no mapa indica onde você pode brilhar, exteriorizando a sua individualidade e verdadeira essência. O signo sob o qual o Sol estiver, mostra onde a sua consciência se abastece; já a casa, diz qual o setor prático da sua vida em que a consciência atua com mais clareza.


LUA
A Lua indica os seus modelos e necessidades emocionais mais profundos, a sua receptividade e capacidade de reflexão. Ela está associada à capacidade de sonhar e imaginar. No Mapa do Céu, o signo sob o qual a Lua estiver, indica onde a sua capacidade de sonhar e criar se abastece. Já a casa, mostra o setor prático da sua vida onde este plano da sua personalidade atua com mais intensidade.

MERCÚRIO
O planeta Mercúrio representa a inteligência, a capacidade de comunicação e expressão. O signo sob o qual ele estiver, indica onde a sua capacidade de informar-se ou expressar-se busca nutrir-se; já a casa, fala sobre o setor prático da sua vida no qual você tende a utilizar a sua inteligência da melhor forma.

VÊNUS
Vênus representa a sua sensibilidade, o sentido de belo e o afeto com que você lida com as pessoas e situações. A Casa do Mapa onde estiver Vênus é onde você precisa agir com delicadeza e suavidade. O signo em que o planeta estiver, indica o conceito em que sua sensibilidade se abastece.


MARTE
Representa a energia que você coloca em tudo e a força que usa para abrir os seus próprios caminhos. No Mapa, o signo sob o qual estiver, indica o conceito no qual a sua capacidade de enfrentar os desafios se abastece. Já a casa, mostra onde esta força e coragem atuam com maior concentração.


JÚPITER
Júpiter representa o poder, a autoridade, a sabedoria e a razão. É conhecido como o planeta da sorte no Mapa, indicando o ponto de expansão da sua psique. O signo sob o qual ele estiver, mostra em que conceito a sua capacidade de sabedoria se abastece. Já a casa, determina em que setor prático da sua vida você tende a agir com maestria.SATURNO Saturno representa o limite e a responsabilidade. É a "cruz do mapa", um ponto de restrição que deve ser tratado com seriedade, para que a maturidade e estrutura possam ser uma realidade concreta em sua vida. A casa em que estiver, indicará em qual o setor prático da sua vida esta "cruz" está localizada e o signo, em qual conceito sua noção de limites e capacidade de realização se alimenta.


SATURNO
Nos primórdios, o homem sentiu a necessidade de juntar-se com outros para melhor sobreviver (Vénus). As diferenças individuais se manifestaram de forma instintiva e agressiva ameaçando o equilíbrio do grupo (Marte). Com a evolução do grupo para uma sociedade, criaram-se regras e leis baseadas sobretudo em valores morais e espirituais como mandamentos e tabus religiosos, para conter o impulso mais primitivo e que também possibilitaram um aumento do controle consciente (Júpiter).
Saturno representará a evolução deste processo, simbolizando a internalização destas leis, regras e princípios morais e, simultaneamente, a criação de instituições sociais que se encarregassem do cumprimento das mesmas.
No homem, Saturno representa a consciência já formada e amadurecida, com mecanismos severos construídos com os fins de conter os impulsos primitivos e agressivos e consolidar a inserção e manutenção adequada do homem na sociedade.
No desenvolvimento do homem, Saturno representa um estágio que na criança é correspondente ao que se chama de Complexo de Édipo.Complexo este que levará à etapa final de consolidação do superego e à introdução do princípio da realidade.


URANO
Urano representa o próprio Céu, aquilo que não tem limites dentro de você. São a criatividade e as idéias. No mapa, indica o seu lado criativo, inventor, original e excêntrico. A casa em que ele estiver, mostra o setor prático da sua vida em que estas características atuarão com maior intensidade. Já o signo, diz em que conceito elas se abastecem.


NETUNO
Netuno representa a inspiração criadora, a crença, o êxtase e a intuição. É o amor universal que faz você sentir-se como parte do Todo. A casa em que ele está localizado indica em que setor prático da vida você tem maior possibilidade de serenar, extasiar-se e, numa má utilização, iludir-se. O signo sob o qual ele está, mostra o conceito em que estas possibilidades se abastecem.


PLUTÃO
Plutão representa os "infernos", o invisível e o misterioso. Este planeta indica a sua capacidade de transformação, de "matar" alguma coisa para criar algo mais belo. O signo sob o qual Plutão está fornece os conceitos para que você compreenda as transformações que precisa sofrer; já a casa, mostra o setor prático da sua vida em que sua capacidade de regeneração será mais presente.