Todos os 12 signos do zodíaco pertencem a certo elemento da Natureza (Fogo, Ar, Terra, Água). Como os elementos se comportam na Natureza assim acontece com os signos. Há sempre que ter em conta este fato quando pensamos em encontrar o nosso parceiro ou parceira.
Assim temos:
Fogo Terra Ar Água
Áries Touro Gêmeos Câncer
Leão Virgem Balança Escorpião
Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

O amor para os signos de Fogo é uma troca de energia. São apaixonados, ardentes, tempestuosos. Entregam-se ao desejo e ao sexo. Querem levar uma vida amorosa espontaneamente, sem complicações e divertida. Raramente confundem desejo com amor.

O amor para os signos de Terra está ligado a sensações físicas.São sensuais e orientados fisicamente. Quanto ao contacto sexual têm tendência à exuberância e a ser práticos, em vez de ser românticos. São muito cautelosos e por isso necessitam de uma longa sedução. Raramente perdem o chão debaixo dos pés.

O amor para os signos de Ar é um envolvimento intelectual.São comunicativos, faladores e divertidos. Preferem a estimulação verbal à das zonas erógenas. Falam sobre o sexo e gostam da idéia de o fazer; mas como a sua atenção se distrai facilmente nem sempre se deixam levar pela vontade de o fazer.

O amor para os signos de Água é uma experiência emocional.São sentimentais, sensíveis, são subtis e anseiam por uma união romântica com o ser amado. Têm uma natureza muito crédula o que leva a serem muitas vezes usados pelos signos mais desleais, que disfarçam o desejo com amor. E ficam tão felizes que se deixam enganar.
Como é que se afetam os elementos ?
Água + Fogo
A água diminui o ardor do fogo, ou faz o fogo subir sob a forma de um vapor branco e quente.

Terra + Fogo
A terra apaga o fogo ou abafa-o, fazendo-o arder lentamente durante muito tempo.

Ar + Fogo
O ar atiça a chama, mas rapidamente se extingue.

Terra + Ar
A terra suga o ar dando pouco lugar à paixão.
Terra + Água
A terra e a água ficam atoladas, mas podem criar um canal para deixar correr os sentimentos mais profundos.

Água + Ar
A água e o ar formam o nevoeiro que torna obscuros os verdadeiros sentimentos.

Água + Água
Água e água criam uma tal emotividade, que podem afogar s desejo carnal sem repararem.
Ar + Ar
Ar e ar podem nunca conseguir falar o suficiente para chegarem à cama! Terá isto importância ? Tudo acontece ao nível da mente.

Fogo + Fogo
Fogo e fogo: incrível !
Terra + Terra
Terra e terra podem demorar um pouco até se entenderem, mas serão fieis até ao fim.