A Balança é talvez o único dos signos, onde existe um excesso de romantismo exacerbado, o que se traduz numa criança deste signo por uma personalidade sonhadora e um bocadinho cabeça no ar. Poderá dar por ela extremamente distante e ausente em várias situações. Deverá ser constantemente chamada à razão e fazer-lhe sentir que está no mundo real. A grande dose de charme da criança de Balança será usada em vantagem própria, ela será extremamente agradável e cordial, com modos e maneiras afáveis, e não é provável que precise de disciplina rígida. Extremamente indecisa, deve sobretudo ser encorajada a tomar as próprias decisões e a não depender do apoio dos pais ou de irmãos ou irmãs mais velhos.

Ela própria à frente de um prato que gosta, estará indecisa se come primeiro o bife ou as batatas fritas. Também se deve encorajá-la com regularidade a trabalhar porque ela pode ser muito rápida em dizer que não está disposta a trabalhar. Deve ser estimulada a desenvolver seus interesses artísticos, se possível fazer aulas de dança, música e ter acesso a materiais artísticos. Terá imensa dificuldade em definir uma orientação nos estudos. No entanto isto não quer dizer que ela tenha falta de vitalidade, pelo contrário, só que essa actividade traduz essencialmente por uma actividade intelectual movimentada. São crianças e bebés na procura constante do seu próprio eu e da sua própria verdade. São bondosos por natureza e generosos, o que procuram toda a vida mesmo em crianças. Avalia as situações e possui um bom sentido de justiça.

Pode sofrer com o comportamento de crianças mais rudes e agressivas que terão ciúme dela porque se tornará imediatamente alvo da estima das pessoas que trabalham na escola, professores e auxiliares. Se lhe der uma tarefa que ele não consiga desempenhar, sobretudo não grite, deve ter uma atitude calma e ponderada ao falar. Se lhe for explicado delicadamente, vai ver que ele conseguirá desempenhar essa tarefa melhor que todos os outros. Terá imensa dificuldade em se adaptar a novas atmosferas como mudanças de casa ou escola. Poderão ser verdadeiras torturas emocionais que a farão um criança frustrada e habitada por medos. Explique as razões dessas mudanças e ela compreenderá melhor essas transformações.