A partir de hoje (03.02.2011) o Coelho é rei. Na China, bem entendido. Hoje é o primeiro dia do Ano Novo chinês, também conhecido como Festa da Primavera, a mais importante das festas tradicionais chinesas.

Na China, uma onda de paixão pelo animalzinho peludo invadiu o país em forma de capas de telemóveis com desenhos de coelhos, receitas várias de coelho em todos os restaurantes, coelhos de estimação à venda na rua, roupa com coelhos, coelhos de plástico a enfeitar montras de lojas, coelhos dourados (que assim como o vermelho, é a cor da sorte) em cada esquina e orelhas de coelho em bandeletes de menina.

A alegria é compreensível. Depois das catástrofes naturais cuja responsabilidade atribuem ao Tigre (signo que regeu o ano passado), o ano do Coelho, segundo fonte do Museu do Oriente, será auspicioso, próspero, cheio de felicidade e muito amor. É também um ano de competência, actividade e riqueza. Um verdadeiro sonho, portanto.


O COELHO E O HORÓSCOPO

O Coelho é o quarto signo do horóscopo chinês e o mais sortudo, já que simboliza a longevidade e, segundo a crença chinesa, a sua essência deriva da lua (afinal, este é um calendário lunar). Segundo especialistas dos signos chineses, os nativos de coelho são benevolentes, calmos e responsáveis. O animalzinho de orelhas compridas simboliza a graciosidade, boas maneiras, bondade, sensibilidade e beleza. Só coisas boas. Se está a pensar ser mãe/pai este ano, aproveite, já que o rebento nascerá sob a influência deste bicho.

O horóscopo chinês, dos mais antigos do mundo, rege-se da seguinte forma: cada conjunto de 60 anos forma um ciclo e cada ciclo tem cinco dúzias de anos. Cada ano desta série tem um animal associado: Rato, Bufalo, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Reza a lenda que Buda convocou todos os animais para um banquete mas que apenas estes 12 compareceram. Como forma de mostrar a sua gratidão, atribuiu um ano a cada animal.

BOM ANO NOVO CHINÊS PARA TODOS!!