Uma coisa que deve ficar bem claro quanto a personalidade do homem de virgem é que ele simplesmente ADORA criticar e ODEIA, no fundo da alma, qualquer tipo de critica!

Outra coisa que ele adora fazer é trabalhar. Estas pessoas fazem com que o capricórnio pareça um vagabundo diante de sua fissura por trabalho. É claro que existem virginianos que podem não gostar muito de trabalho, mas o típico homem deste signo, adora. Ele parece estar sempre preocupado com alguma coisa que deixou por fazer. Se, para ele trabalhar vinte horas é pouco, vai querer sempre que todos façam o mesmo! O virginino tem uma capacidade ímpar em descobrir os defeitos dos outros(o que ele acha que é defeito) e fica sempre incomodado com estes defeitos.

Embora se mostre extremamente capaz e frio, ele é devorado por dentro pela ansiedade e o pessimismo.
Também não é do tipo que sonha, que acha que as coisas caem do céu, nem espera que as coisas sejam conquistadas sem muito suor! Por isso é difícil que se apaixone à primeira vista. O virginiano sempre desconfia da felicidade, mas nunca se entrega se não tiver certeza de que encontrou a mulher “quase”perfeita. Sim, pois para ele ninguém é perfeito, nem ele. Oh sim, ele não se julga o máximo da perfeição como o leonino! Pelo contrário, nunca se consegue relaxar até conseguir tirar o máximo das pessoas ou de si mesmo.
Quando o homem de virgem cria um hábito, cria mesmo, e nada vai fazê-lo abandona-lo, nem os negócios, a família ou seja quem for. Se ele cismar que as meias devem ficar sempre na gaveta do meio, nem perca o seu tempo tentando convencê-lo que aquilo é disparate. Só vai conseguir irritá-lo. E,quando irritado, ele costuma ficar amuado num canto, em silêncio, parecendo um túmulo. Mas não se preocupe, depois de uns dias ele volta ao normal!

Ele parece-se com os librianos que negam sempre terem hábitos, por mais estranhos que pareçam. Tente dizer que ele é extremamente sistemático, que tem manias de limpeza e vai ouvir um: “Quem, eu??”
O virginiano é do tipo que costuma ajudar a lavar os pratos depois da festa, mas não deixa de reparar na bagunça que está na sua área de serviço.

Outra coisa que deve ficar bem claro é que não costuma gostar de gastar dinheiro. O desperdiço é algo que consegue tira-lo do sério. Gastar com coisas que para ele parecem não ter utilidade, pode ser um martírio. Acostume-se com a ideia dele não conseguir entender porquê que o “Joãozinho” quer ganhar um jogo de Playstation para o natal, se um computador seria muito mais útil!

Ele procura mais a qualidade do que quantidade, mesmo quando se fala de amor. Quando ele tiver sonhos com a mulher amada, este sonho virá com um manual de funcionamento e sem fundo musical que é para não interferir nas suas emoções. Normalmente, ele será o tipo de marido caseiro, que gosta de arrumar uma coisa aqui e ali, que sempre estará presente nos momentos em que precisar de um ombro para chorar.

O virginiano é extremamente bondoso e atencioso para com todas as coisas que interessam as mulheres, principalmente aquelas coisas pequeninas que as mulheres valorizam tanto. Como costuma disciplinar os seus sentimentos, pode parecer que é insensível aos desejos que as mulheres têm pelo romantismo. Puro engano. Ele será romântico na medida certa, com aquele sorriso paternal que só ele sabe dar e com palavras não tão adocicadas, porém sinceras.

A sua maneira de demonstrar o quanto ama uma mulher é através do trabalho, das conquistas que fará na sua vida, de tudo que conseguir. Sempre que ele ganhar dinheiro, vai fazer questão que saiba que uma parte de tudo é sua. A melhor maneira que ele conhece para dizer o quanto ama uma mulher é através de uma espécie de auto promoção. É como se ele dissesse: “Posso não ser o homem mais romântico, mas sempre lutarei para que nunca passes necessidades!”