A mulher virginians não dá campo à intimidade; é descontraída e não necessita de afecto, rotineira, perfeccionista, laboriosa e prolixa, às vezes em excesso, amante da ordem e do asseio; afortunadamente, ela pode se adaptar ao companheiro de casamento, deixando cair por terra a sua rigidez cerebral.

Pouco terna, é serviçal, dá conforto e segurança; adora os seus filhos e é capaz de todos os sacrifícios, porém será um pouco dura com eles, dada a rigidez do caráter mercuriano, o que revela que Virgem é boa administradora, e dona-de-casa quase perfeita, isso, claro, se não fosse seu exigente perfeccionismo.

Uma nativo de Virgem é demasiadamente dada ao raciocínio, e ela se manipula pela capacidade cerebral, e não pelo afecto e a voz do coração; tudo passa pelo peneiramento analítico das suas elocubrações cerebrais. É inflexível no seu perfeccionismo, pelo que resulta dura com o seu companheiro de toda vida (se o puder ser) para que não haja oposição ou desavenças, dada à sua rigorosa análise; porém, pode cooperar para facilitar as coisas. 

Necessita passar metodicamente, antes do casamento, por uma "calculada" amizade, o que requer companhia, diálogo e interesse intelectual. Acabar com o defeito das críticas é indispensável para não sofrer e, em especial, para não fazer sofrer.

Como beijam

A Virginiana é perfeccionista até no beijo. Que grande qualidade ! Ela toma o maior cuidado para que a pessoa amada se sinta plenamente envolvida pela carícia de seus lábios suaves e de sua língua ávida de sensações. É um beijo intenso, molhado, delicioso.

Sonhos

É muito detalhada, organizada e honesta. Antes de tomar uma decisão, costuma pensar muito. Exige muito de si e acaba cobrando demasiado dos outros. Equilibrada e conservadora, arranja sempre maneira de usar os seus sonhos para viver fortes emoções. Os seus impulsos sexuais são vividos desta forma, já que teria vergonha de agir assim na vida real.
 

O comportamento

Virgem assinala aquele momento em que o homem, depois de provar o seu valor, a sua capacidade e seu poder em Leão, percebe que é preciso colocar tudo isso às ordens de um sistema maior, pois vive em comunidade. E mais: que ainda é necessário aprimorar-se, aperfeiçoar o que criou, aceitando humildemente que não sabe nem pode tudo e, que faz parte de um organismo maior. Virgem possui um temperamento instável e nervoso, pois a própria condição de estar atento ao que precisa ser reformulado e reciclado provoca a perpétua sensação de que algo pode ser diferente, melhor, mais adequado. Apesar de poupar esforços e energia, sabe empregar onde é necessário para fazer tudo de forma diferente.

Virgem é o signo que analisa, disseca, e nesse processo, estabelece as relações com o meio em que está. Virgem é o signo do cálculo – que exacerbado leva às considerações calculistas quando inseguro - da engenhosidade, da disciplina e moderação, com pouca espontaneidade na demonstração do que sente ou pensa. Daí o interesse na alimentação, nas dietas, na saúde, medicina. Sem uma rotina precisa e clara, perde-se, tornando-se aflita, nervosa, serviçal – pois tem de encontrar um local onde possa ser útil. O cepticismo, necessário para ser uma boa analista que percebe e observa tudo, marca a sua visão do mundo. Por ser assim, a consequência lógica é que precisa ser crítica, muito crítica com o mundo, com os sistemas e com a comunidade em que vive, bem como com as pessoas com quem trabalha ou convive. O problema é que busca a perfeição, que inexiste. E ao perceber que possui falhas e pode ser também criticada, fecha-se, torna-se suscetível.

Como se vestem

Discrição e uma certa timidez são características desse signo. As virginianas são extremamente críticas, minuciosas, exigentes. Na hora de comprar, reparam no acabamento das roupas, no avesso, na costura das bainhas, em todos os detalhes. Nada de botões mal pregados, perspontos tortos, ou mesmo manchinhas quase imperceptíveis. Gostam de roupas práticas, para o dia-a-dia, de preferência simples. São fãs do look clean, do corte simples, mas perfeito. Não usam pregas, muitos bolsos, roupas que amarram e prendem aqui e ali, só pra complicar. Um dos signos mais naturalistas do zodíaco, preferem, de longe, as fibras naturais.

Escolhem as peças feitas à mão, o menos industrial possível. A camurça e o couro também são muito procurados. Dentro desse critério, as mulheres de Virgem não costumam tingir os cabelos, pintar as unhas e procuram andar da maneira mais discreta possível. A maquilhagem será muito leve. Os perfumes, essências naturais feitos em casa ou comprados em boticários. Bijuterias em cordas, contas, pedras, tudo bem artesanal. Acima de tudo, as virginianas seguem um estilo de vida, desprezando o supérfluo e o desnecessário.