Os Maias foram os inventores do conceito de abstração matemática. Criaram um número equivalente ao zero e os nossos calendários são baseados no antigo calendário dos Maias. Com a sua aritmética, faziam cálculos astronómicos de notável exactidão. Conheciam os movimentos do Sol, da Lua, de Vénus e provavelmente de outros astros. Criaram também um horóscopo dividido em 13 setores; segundo eles, cada nativo deste zodíaco era influenciado por uma diferente força animal que definia os traços gerais da sua personalidade logo no momento em que nascia. Este horóscopo manteve-se escondido desde 1546 (quando os Maias perderam a sua identidade cultural e a população primitiva foi praticamente destruída), mas em meados do século XX voltou a surgir o zodíaco Maia pela mão de inúmeros pesquisadores que se interessaram pela misteriosa cultura deste sábio povo.

 LAGARTO (De 13 de Dezembro a 9 de Janeiro)

Geralmente o Lagarto vive muitas vidas em uma, procurando descobrir-se a si mesmo num processo de constante mudança. Têm personalidade multifacetada nunca estando satisfeitos com o que sabem e tentam ir sempre mais além. São pessoas simples, quase sempre, metódicas e organizadas, um bom amigo com quem partilhar a vida. A mulher lagarto é uma das melhores "gerentes" de casa, do zodíaco maia. É fanática pela limpeza. É franca e direta e valoriza a sinceridade acima de tudo. Ensina os seus filhos a ser responsáveis e independentes, tentando mostrar-lhes o sentido prático da vida. Os homens lagarto são pessoas metódicas que mantém tudo em ordem, mas em questões da casa são muito preguiçosos. No amor os lagartos são fieis e exigem o mesmo, para eles o mais importante é a confiança. Na realidade, o lagarto é muito exigente com os seus companheiros e amigos, prefere a qualidade à quantidade, razão pela qual o seu círculo de amigos íntimos é muito pequena.

 GORILA (De 10 de Janeiro a 6 de Fevereiro)

Ser Gorila é ter uma pilha de alta voltagem na alma, ligada vinte e quatro horas por dia. O Gorila não sabe ficar quieto e possui uma natureza dançante. A sua mente é tão agitada como o seu corpo estando sempre com o pensamento ativo. No amor são muito calculistas. Na sua juventude, o gorila vai tentar encontrar o seu parceiro ideal antes de se comprometer com uma pessoa emocionalmente. Se for casada (o) com um gorila você deve sentir-se orgulhoso (a) pois significa que ele escolheu para acompanhá-lo durante toda vida. A mulher gorila é divertida, inteligente e charmosa e mesmo inadvertidamente, consegue captar a atenção de todos os que a rodeiam. O homem gorila acima de tudo é uma pessoa independente, e defenderá a sua liberdade com unhas e dentes. Gorilas são pessoas muito ambiciosas e empreendedoras. É muito mulherengo é um verdadeiro galã, sabe dizer exatamente o que uma mulher quer ouvir.

 FALCÃO (De 7 de Fevereiro a 6 de Março)

Ter um Falcão na família é um bom sinal. Desde criança os Falcões têm uma personalidade definida e um carácter forte. Destacam-se do resto das pessoas e não aceitam que outros ofusquem sua presença. Têm um grande senso de dever e responsabilidade. Eles não gostam de receber ordens e são muito independentes. A mulher falcão não é uma mulher simples, ela é uma pessoa especial e pretende ter ao seu lado somente pessoas como ela. Para ganhar a sua admiração deve primeiro preencher um importante conjunto de requisitos, a maioria deles exclusivos. Tem gostos refinados, o seu apartamento é requintadamente mobilado e têm um toque de distinção e classe. Assim, a mulher falcão procurara encontrar um marido que lhe consiga proporcionar o estilo de vida que ela aspira a seguir. O Homem falcão gosta de estar só, quando casa as grandes decisões é ele que as toma e depois apenas as comunica à sua companheira.

 JAGUAR (De 7 de Março a 3 de Abril)

Os jaguares são pessoas apaixonadas, que não dão voltas, sabem o que querem e o que tem que ser feito para alcançar seus objetivos. São corajosos e altruístas. Porque eles são tão independentes. Conseguir um sinal de onça a certidão de casamento é como fazer um safari em África, uma aventura! Existem dois tipos de jaguares: a excêntrica e convencionais, e às vezes essas duas personalidades coexistem na mesma pessoa, o que traz alguns conflitos interiores. Existe uma contradição entre o que a mulher jaguar quer e que ela é. Ela é, acima de tudo independente e ama a sua liberdade. O homem jaguar tem fama de indomável, quando casa necessita de uma companheira divertida.

 RAPOSA (De 4 de Abril a 1 de Maio)

A Raposa nasceu para amar, razão de toda a sua vida. São pessoas nobres por natureza e possuem uma vocação para servir aos outros. A raposa tem um coração de ouro, sabe chegar ao fundo de pessoas de uma forma única, sabe o que está errado sem uma palavra. Eles são muito tradicionais, desejam casar, formar uma família, ter um bom emprego, comprar uma casa e divertir-se com os filhos. O seu modo de vida é simples e sem muitas pretensões, as raposas conseguiram descobrir o segredo da felicidade: não é necessário ser milionário excêntrico, só o amor dá a verdadeira felicidade. A mulher raposa adapta-se facilmente a qualquer situação na vida. Às vezes, têm problemas devido à sua natureza, falante e espontânea. Os homens raposa revoltam-se contra as injustiças e lutam pelos seus direitos e pelos dos outros. Eles têm uma visão romântica da vida.

 SERPENTE (De 2 de Maio a 29 de Maio)

As Serpentes amam o luxo e o conforto, a elegância e o refinamento. Têm um bom gosto inato, que trazem desde o berço, sabem como vestir-se, como comportar-se, como mover-se e caminhar. Trabalham duro para conseguir uma carreira. O seu veneno é letal, e se for provocado não hesitará em usá-lo para matar. Por isso, é melhor tê-lo como amigo do que como inimigo. No fundo a serpente é um grande romântico, mas como é muito sensível põe-se normalmente na defensiva. Se for tocado no coração, será um amigo (a) para toda a vida. As mulheres serpente no amor são muito apaixonadas mas vão exigir continuamente demonstrações de amor por parte do companheiro. O homem Serpente nasceu para triunfar e a sua companheira terá de compreender que para ele primeiro estão os negócios.

 ESQUILO (De 30 de Maio a 26 de Junho)

Os Esquilos são as pessoas mais tagarelas do Zodíaco Maia. Se você quer guardar um segredo, não conte a um Esquilo. São pessoas sociáveis e excelentes para as relações públicas, possuindo um poder de atração especial. São muito ativos e capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo. A mulher esquilo acima de tudo, adora ser mulher. Para ela, a vida é uma grande comédia, onde ela é a principal protagonista, viverá intensamente o conseguirá realizar os seus sonhos. O homem esquilo é inteligente e sabe fazer de tudo. Para ele, a vida é simples e faz dessa simplicidade um culto. Na juventude é muito mulherengo e embora preferia dizer a verdade, se estiver entre a espada e a parede não terá dificuldade em mentir.

 TARTARUGA (De 27 de Junho a 25 de Julho)

As Tartarugas são caseiras e pacíficas. Vão devagar pela vida, sem nenhuma pressa e detestam imprevistos. Constroem a vida pouco a pouco, escapando de situações de risco. São perseverantes e sabem que assim conseguirão tudo o que desejam, não acreditam em resultados fáceis. São conservadores nos seus costumes e acreditam nas regras de boas maneiras, ética e nos valores humanos, são nobres por natureza. Têm um profundo sentimento religioso e uma forte fé em Deus. A mulher tartaruga é a dona de casa ideal que todo homem gostaria de encontrar. Desde jovens procuram o homem certo, trabalhador, emocionalmente estável, equilibrado, com o qual possam formar um lar e ter filhos. A lealdade é muito importante para elas, se ela for quebrada não há como voltar atrás. Os homens tartaruga são bastante tímidos e reservados, mas depois de ganharem confiança são sociáveis e faladores. São muito trabalhadores e todo o dinheiro que ganham para levam para casa. A mulher viverá como uma rainha, mas eles serão sempre maridos ciumentos e exigentes.

 MORCEGO (De 26 de Julho a 22 de Agosto)

Os Morcegos são lutadores, empreendedores, de carácter forte e decisivo. São líderes natos, geralmente ocupam lugares de poder, estão marcados para o êxito. Gostam de dar ordens e tomar decisões. Vão em frente, são impulsivos, não têm medo de desafios. São muito confiantes e talvez esta seja a chave para conseguirem tudo aquilo a que se propõem. Às vezes são autoritários, não por mal, mas porque estão convictos das suas ideias. A mulher morcego é original, sedutora, charmosa, com um humor matizado com uma pitada de ironia. Gosta de ter os homens a seus pés e, de preferência serem vários, mas o seu coração é de uma pessoa solitária. Mesmo quando casadas necessitam de tempo para elas e de tempo para momentos de solidão e de privacidade. Os homens morcego põem paixão em tudo o que fazem. São exigentes com eles próprios e com os outros. Primeiro de tudo amam a sua independência e se sentem que a companheira os quer privar dessa liberdade simplesmente desaparecem sem aviso prévio. Gostam de mulheres ativas e com projetos, que vão daqui para lá, trabalham e estudam.

 ESCORPIÃO (De 23 de Agosto a 19 de Setembro )

São muito reservados e ciumentos e guardam sua intimidade como um tesouro precioso. São muito organizados. Graças ao seu temperamento metódico, observador e muito inteligente, meditam muito antes de tomar qualquer decisão. Eles têm uma memória de elefante, não se esquecem de nenhum bem ou o mal que lhe fizeram. São gratos e justos, mas se alguém os traí eles esperam a melhor oportunidade para espetar o ferrão. A mulher escorpião é sonhadora, mas conquistar o seu coração não é tarefa fácil. Ela irá testar a pessoa que a procura e não cederá até ter a certeza que esse homem merece o seu amor. No fundo, têm medo de ser feridas, por isso elas se protegem por trás dessa armadura que pode parecer fria e indiferente, mas por dentro está morrendo de amor. Conseguir que um homem escorpião peça alguém em casamento é uma faça
nha e se ele o fizer quer dizer que realmente a ama.

 VEADO (De 20 de Setembro a 17 de outubro)

O Veado é o ser mais sensível do Zodíaco Maia. Como o animalzinho que os representa, é uma pessoa frágil, que se assusta com facilidade. A mulher veado é romântica por natureza, tem coração de poeta, nasceu para tornar a sua vida um romance. O amor é o núcleo de sua existência e tudo gira em torno de suas emoções. Uma vez casada é totalmente dedicado a seus filhos, depositando na família toda a sua infinita ternura. Será a avó mais amorosa do mundo. Os homens veado tem pavor do casamento e tudo o que representa um compromisso. É o homem mais sensível do zodíaco, talvez por isso lhe custe tanto perceber uma união formal. Mas uma vez conquistado, será o homem mais amoroso e sensível do mundo.

 CORUJA (De 18 de Outubro a 14 de Novembro)

As pessoas nascidas sob este signo possuem um dom extra-sensorial, podem ler os pensamentos dos outros e, algumas vezes, antecipam o futuro. As suas previsões raramente falham, e quando têm um palpite é quase sempre verdade. A mulher coruja é muito sensível, e valoriza um homem que assim seja também. Tem uma habilidade especial para saber o que aqueles que a rodeiam sentem e pensam em todos os momentos, por isso é uma dos melhores amigas do zodíaco maia, e a que melhores conselhos dá. O caminho para chegar ao coração de uma coruja está provando ser uma pessoa espiritual. A lealdade é muito importante para corujas nunca se deve trair o seu coração, pois nunca mais vai acreditar nessa pessoa. O homem coruja quando jovem é completamente livre, gosta de sair com os amigos e de se divertir, ama a noite e todas as tentações que ela trás. É muito mulherengo, e vive a vida intensamente quando jovem. É na maturidade, que encontrará o equilíbrio e a verdadeira felicidade da sua vida.

 PAVÃO REAL (De 15 de Novembro a 12 de Dezembro)

O Pavão nasceu para brilhar. É extrovertido, carismático e comprador. Mesmo que trate de dissimular, ele gosta de ser o centro da reunião e muitas vezes consegue. Embora tente esconder, gosta de ser o foco de qualquer sessão, e na verdade ele é, pois tem mil truques para mostrar, sendo o humor é um deles. A mulher pavão cuida bem da sua imagem. É uma das poucas mulheres que se atreve a usar todo o tipo de acessórios. Não é uma mulher fácil para amar, e ela sabe disso. Ela precisa respeitar e admirar o homem ao seu lado. O Homem Pavão é um líder natural. Ele é inteligente e tem carisma, duas qualidades que o levarão até ao topo do sucesso. Mas também deve ser impedido de perigo, como tem uma inteligência afiada e é bastante rápido, às vezes é muito confiante em si mesmo e dorme sobre os louros próprios. Para eles, a aventura é o sal da vida, sem esse condimento mágico que dá sabor à vida, eles aborrecem-se totalmente.