Esta lenda seria, sem dúvida, interessante se fosse verdadeira, mas não o é. Estes doze animais já eram usados muito antes de Buda ter nascido. E não se limitam à Astrologia Chinesa. Também são usados no Tibete, na Indonésia, na Malásia e noutros países Asiáticos. Cada animal, com as suas características próprias, representa um determinado tipo de pessoa. Quem quer que os tenha escolhido, tinha, sem dúvida, o seu quê de psicólogo, pois conseguiu resumir nestes animais, e com grande exactidão, diversos tipos de pessoas.
Mas será possível existirem somente doze tipos de pessoas?
Este é outro mito respeitante à Astrologia Chinesa que temos de pôr de parte: nao são apenas doze. No início eram vinte e oito animais, um para cada dia do mês. Actualmente, e embora trabalhemos apenas doze animais, há outros factores que temos de ter em consideração. Cada pessoa é fruto da combinação de três animais: um para o ano, outro para o mês e outro para a hora do nascimento. E há mais: cada animal tem cinco variações distintas, que se baseiam no elemento que governa o ano de nascimento.
Os Animais Lunares
O seu animal lunar fornece-lhe um conhecimento profundo acerca da forma como se relaciona com os outros. Suponha que, de acordo com o seu animal do ano, é Tigre activo e aventureiro, mas se o seu animal lunar é a Lebre. Exteriormente, poderá se corajoso e até imprudente (as características do Tigre), mas a Lebre Lunar revela-lhe que é muito calmo, sensível e intuitivo quando se relaciona com os outros (as características da Lebre). Se souber qual é o animal lunar do seu companheiro, poderá compreendê-lo melhor, através de uma prespicácia quase mágica.
Os Animais Ocultos
Depois precisa saber qual é o animal que corresponde à hora do seu nascimento. Na Astrologia Chinesa, o dia está dividido em doze secções de duas horas; cada uma dessas secções é regida por um animal em particular. Este animal dá-lhe a conhecer a sua verdadeira natureza, o seu Eu mais oculto. Suponha que é um Tigre, um Coelho Lunar e, pela hora, uma Serpente. A faceta que expõe perante o mundo é grandiosa e aventureira; na sua forma de se relacionar com os outros é sensível e intuitivo; mas o seu Eu verdadeiro, o mais oculto, é misterioso e profundo (características da Serpente) - de forma alguma aquilo que se esperaria de um Tigre.
Os Cincos Elementos
Na Astrologia Chinesa acredita-se que tudo o que existe no Universo é fruto da combinação de cinco elementos: Terra, Metal, Madeira e Fogo. e que em tudo predomina um deles. Do mesmo modo, cada um dos doze animais é predominante um dos cinco elementos. Por exemplo, o Cavalo é um animal de Fogo, enquanto o Búfalo é um animal de água. Estes são os seus elementos naturais. Não há animais da Terra - isto deve-se ao facto de os elementos se basearem numa orientação cardeal, e de a terra ocupar o centro. Da mesma forma que cada um dos animais tem o seu elemento natural. Imagine que nasceu em 1960: este é um ano do Rato e um ano do metal, o que faz de si um Rato de metal. E, assim, cada animal tem cinco tipos distintos, dependendo do ano do nascimento. Alguns anos poderão estar em harmonia com o elemento natural do animal, outros entrarão em conflito com ele. Por exemplo a água é ajudada pelo metal - imagine um balde de metal a carregar a água - e por isso, 1960 não é um mau ano para um Rato. No entanto, imagine um Rato nascido em 1996, um ano do fogo: o Rato do fogo terá que se esforçar bastante para manter os seus níveis de energia baixos, sob pena de o fogo do ano fazer ferver a água do animal.
O elemento do ano será sempre o dominante, por isso, precisa de consultar o "ciclo da harmonia", para saber se o seu elemento natural e o elemento do seu ano estão a trabalhar a seu favor ou não.
3 comentários:
Muito interessante a explicação. Grata, Vera Cruz
e muito iteligete quem escreve os animais significado eu gostei
como vc sabe diso tam legal vc deve ser muito iteligete como vc fais para sabe isso?
Enviar um comentário